Vou falar “Bem De Boas” sobre esse exercício diário de equilibrar as 4 áreas do Ser Humano.
Vou raciocinar assim:
Se você busca o preparo físico como seu objetivo principal, posso dizer que o excesso ou um físico desproporcional, pendendo mais para a vaidade do que para saúde, já indica um desiquilíbrio.
Se você busca desenvolver sua área mental como seu objetivo principal, posso dizer que o excesso ou demasiada atenção, pode já indicar um comportamento de um “workaholic”, o que já indica um desiquilíbrio.
Se você esta muito ligado na sua área emocional como seu objetivo principal, posso dizer que o excesso ou a demasiada prioridade, gera o ciúme ou mesmo o egoismo do “meu” ou “minha”, ainda mais se sua felicidade depender de uma ou mais pessoas do seu relacionamento, já temos indicação de um desiquilíbrio.
Se você priorizou sua área espiritual como seu objetivo principal, posso dizer que o excesso já começa quando a razão entra em choque com a realidade, e o fanatismo já começa a descartar qualquer contrariedade, já temos indicação de um desiquilíbrio.
Embora quase sempre estamos com uma área predominando, a busca do equilíbrio entre elas, é fundamental. Assim como a natureza se revesa com as estações em um ciclo constante, também conforme o momento deveremos atuar mais em determinada área.
O equilíbrio não é necessariamente a divisão perfeita, onde 25% para cada área irá totalizar 100%. Porém uma relação proporcional, conforme a importância para nosso crescimento como ser humano.
Assim, minha sugestão em ordem de prioridade, da maior para a menor é: meditar para evoluir a área espiritual; concentrar e expandir a emocional; atenção e desenvolvimento na mental; cuidar e fortalecer a física.